segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Hot Rods!

Dificilmente alguém nunca ouviu falar nos carros/estilo Hot Rods. Não conhece? Então acompanhe esta postagem especial e conheça sobre estes veículos mais do que ousados.

Os Hot Rods são automóveis pela maioria das décadas de 1930, 1940 e 1950 bem modificados. A personalização geralmente inclui rodas em grande escala na traseira, alguns têm vinil em flames, faixas, tribais, etc. feitos em geral a partir de aerografia e pinstriping, a maioria é desprovida de para-lamas, possui muitas peças cromadas e motores superpotentes, em sua maioria um belo V8. Os carros mais populares das décadas de 40 e 50 são os que fazem mais sucesso entre os entusiastas automotivos dentro do hobby, como Mercury, Hudson, Willys, Topolino, etc. Acompanhe várias fotos e a história dos Hot Rods  abaixo (inclusive duas das fotos já passaram por aqui no Salão Autonorte, confira todas elas aqui):






A história conta que no início da década de 1930 na Califórnia (EUA), os jovens tinham pouco ou mesmo nenhum dinheiro para conseguir seu veículo, por fim acabavam transformando velhas carcaças em uma máquina potente para corridas, geralmente corriam nos leitos dos lagos secos em Los Angeles, onde começou a surgir o termo. Uma década depois a prática se tornou ainda mais popular, espalhando-se pelo país, assim iniciando a cultura Hot Rod. Após a Segunda Guerra Mundial, com a popularidade lá em cima, os Hot Rods deixaram as ruas para se tornarem um ícone nos torneios de arrancadas e corridas que duram até os dias atuais dentro do grande país americano.
Atualmente divulgado em todas as partes do globo, o hobby é reconhecido pelas autoridades, normalmente eles possuem Associações e Federações que representam o proprietário, por exemplo, nos Estados Unidos uma delas a NHRA (National Hot Rod Association), que regula todos os tipos de competições e expressões de veículos especiais.
O estilo Hot Rod se divide em várias modificações, dos mais simples aos mais estrambólicos e luxuosos. Alguns desses veículos custam milhões de dólares, seus donos cheios da grana normalmente deixam seus carros em um estado de conservação perfeito, com adaptações perfeitas, mecânica perfeita, limpeza prefeita, potência prefeita e tudo o que você pode imaginar encontrará perfeitamente perfeito.







Quem coleciona Hot Wheels conhece muitos protótipos Hot Rods feito pela Mattel, os mais famosos vai de barra dianteira em forma de caveira a dois motores V8 na mesma mini, e isso tudo é completamente fruto da imaginação dos designers da marca, que, no entanto são muito belos e colecionáveis. Acompanhe uns dos mais conhecidos:


Bone Shaker

Purple Passion

Surf Crate

Phaeton

Tucker Torpedo

Way 2 Fast

Tem conta no Google, Twiter ou Yahoo? Sim? Então siga a nossa comunidade, é só clicar no link “participar deste site” no layout "seguidores" à lateral direita e acompanhe diversas curiosidades do mundo automotivo, nossa coleção particular de Hot Wheels e muito mais. Encontre-nos também na nossa página do Facebook:

Um comentário: